Recents in Beach

   

Governo do Estado segue monitorando as ações de chuvas no território.

Secretarias e órgãos estão trabalhando em conjunto para ajudar os municípios

O governador Cláudio Castro e o seu secretariado estão monitorando com atenção as chuvas que atingem todo o Estado do Rio de Janeiro. O estágio de atenção teve início na quinta-feira (06/01). Os municípios mais atingidos estão recebendo atenção máxima, com equipes e maquinários para minimizar os danos.

- Estamos em alerta às condições em todo estado fluminense, devido às últimas chuvas. Já colocamos à disposição o segmento do Plano de Contingência com todas as secretarias para ajudar a população e os municípios como for preciso - disse o governador Cláudio Castro.

O governo está em contato permanente com os municípios. Toda a estrutura do estado está mobilizada para atuar em apoio às cidades afetadas. O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) monitora as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos, enviando alerta para as regiões e para a população.

Durante o fim de semana, o Corpo de Bombeiros foi acionado para mais de 150 ocorrências relacionadas às chuvas no estado. Foram feitos 31 salvamentos de pessoas em nove casos de alagamento e seis de deslizamento. A mobilização vem acompanhando o aumento do nível dos rios, que gerou alagamentos no Norte e Noroeste do estado.

Nesse período, a Secretaria de Cidades e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) atuam em ações em 12 rodovias estaduais, orientando motoristas e desobstruindo vias em pelo menos cinco cidades. Este trabalho está sendo feito em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Obras e as Defesas Civis estadual e municipais.

O estado vem investindo desde o ano passado R$ 46,5 milhões em obras de contenção de encostas em várias regiões fluminenses.

Ações preventivas

O Programa Limpa Rio, realizado pelo Inea, já beneficiou, até o momento, 38 municípios com mais de 90 intervenções em rios e canais dos quais foram retirados mais de um milhão e 600 mil metros cúbicos de sedimentos. O serviço contribui para minimizar os impactos causados por enchentes decorrentes do transbordamento dos corpos hídricos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social já entregou mais de 2.400 kits emergenciais aos municípios mais afetados e está se preparando para caso seja solicitado auxílio pelas prefeituras. No estado de mobilização também está a Secretaria de Assistência à Vítima, com seus agentes prontos para atender os afetados pelas chuvas. 

Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.
sua força online.
Curtam a nossa página no facebook.
Sigam nosso canal no You Tube

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade