Recents in Beach

   

Governo do estado inicia reforma da Escola Compositor Luiz Carlos da Vila em Manguinhos.

 Ação faz parte do Programa Cidade Integrada que alia segurança pública a uma série intervenções urbanísticas e sociais que estão sendo realizadas nas comunidades do Jacarezinho e Muzema

“Enfim, um horizonte melhor me sorriu”. Esse trecho da canção “Horizonte Melhor”, de Luiz Carlos da Vila, reflete bem o sentimento dos moradores das comunidades de Manguinhos e Jacarezinho, em Benfica, Zona Norte do Rio. Nesta segunda-feira (24), o governador Claudio Castro visitou o Colégio Estadual que leva o nome do compositor, em Manguinhos, e anunciou as obras de reforma da unidade escolar, ao lado dos Secretários de Infraestrutura e Obras, Max Lemos e o de Educação, Alexandre Valle. A ação faz parte do Programa Cidade Integrada lançado na semana passada pelo governo do estado, que prevê uma série de ações nas Comunidades do Jacarezinho e Muzema.

Inaugurada em 2009 como escola modelo, hoje, a unidade de ensino, que conta com 1458 alunos, está deteriorada por falta de manutenção em sua infraestrutura. O levantamento realizado pela Empresa de Obras Públicas (Emop), responsável pela execução da obra, identificou que os espaços internos e externos estão em péssimo estado de conservação. Até o fim da semana, o estudo apontará o custo total das intervenções. No entanto, de forma emergencial, agentes do estado já começaram a atuar na limpeza do local. A reforma irá contemplar as 14 salas de aula, laboratório, biblioteca, todos os setores administrativos, quadra esportiva, duas piscinas, a rede elétrica e hidráulica, além da cobertura e pintura. A obra deverá ser concluída em até seis meses e irá aumentar a capacidade em até 30% do número total das vagas oferecidas pela unidade de ensino.

De acordo com o governador Claudio Castro, as obras irão possibilitar a integração com a comunidade com a oferta de atividades gratuitas de cultura, esporte e lazer.

- Estivemos aqui na sexta passada e entendemos a necessidade de reformarmos esta escola tão importante. Vamos também revitalizar a área da piscina e a quadra poliesportiva, que anteriormente tínhamos imaginado para serem usadas em competições, e, que agora, atendendo ao pedido da comunidade, vamos transformar em área de convivência social. Ou seja, durante a semana iremos atender aos alunos e aos fins de semana os moradores do bairro”, adiantou Castro.  

O Secretário de Infraestrutura e Obras Max Lemos destacou a importância das intervenções em infraestrutura que serão executadas em toda a região pelo Programa Cidade Integrada.

- Nossa obrigação é fazer obras, melhorar a infraestrutura. Aqui, vamos reformar todas as salas de aula, a quadra, cuidaremos da parte elétrica. As piscinas serão reformadas e adaptadas. Enfim, vamos ter uma nova escola, inclusive com salas refrigeradas para que os alunos possam ter mais conforto durante o ensino. E outros investimentos estão previstos para a região, como a reforma do Centro da Juventude e a construção de 765 unidades habitacionais para as famílias que estão no aluguel social e para aquelas que moram na beira dos canais, adiantou Lemos.

Já o Secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, destacou a importância da obra para os alunos e moradores da região.

- É o Estado dando a oportunidade ao estudante que deseja se formar e para aquele morador que quer aprender uma natação, um esporte. A reforma não foi uma decisão isolada, mas foi tomada em conjunto com a comunidade e os moradores. Todo o investimento que nós vamos fazer será para eles, ressaltou.


Esperança renovada

O Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila foi inaugurado no local em que funcionava um quartel do exército, após reivindicação de moradores de Manguinhos, Jacarezinho e Mandela. Hoje, a escola funciona de forma precária, conforme relatou a moradora de Benfica e liderança comunitária local, Cândida Maria, de 61 anos.

- A escola era uma coisa linda, recebeu muitos alunos, era muito boa pra comunidade, mas se deteriorou com o tempo. Hoje, os aparelhos de ar-condicionado não funcionam, os poucos ventiladores que sobraram estão quebrados, falta água, não tem iluminação, teto e paredes estão rachados.  A reforma será muito importante para todos nós para que possamos ter projetos sociais, áreas de lazer, entre outras melhorias. Estou esperançosa”, destacou a moradora.

Na Régua chega ao Jacarezinho em fevereiro

Outra ação que será desenvolvida neste primeiro momento pela Secretaria de Infraestrutura e Obras no Programa Cidade Integrada será  a implantação do projeto “Na Régua” nos territórios que forem ocupados pelo governo. Até o fim deste mês, o Jacarezinho vai ganhar um escritório regional, que contará com uma equipe composta por engenheiro, arquiteto, assistente social e articuladores locais. Além de oferecer assistência técnica gratuita de arquitetura e engenharia às famílias, o projeto irá selecionar as moradias que precisam de pequenas reformas de até R$ 15 mil.

Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.
sua força online.
Curtam a nossa página no facebook.
Sigam nosso canal no You Tube

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade