Recents in Beach

   

Morador de Belford Roxo é confundido com estuprador e faz apelo: 'Estou correndo risco de vida e minha família também'.

 Falsa acusação de estupro obriga morador de Belford Roxo a se esconder; suspeito do crime está preso.

Polícia inocentou o pedreiro César Jesus, mas por causa das notícias que circulam na internet ele teve que parar de trabalhar, estudar e recebeu até ameaças de morte.

O pedreiro César Jesus, morador de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, precisou deixar sua casa e se esconder por causa de notícias falsas divulgadas na internet. Alguém divulgou na uma foto dele como suspeito de um estupro e, depois disso, ele passou a receber ameaças e a família ficou apavorada.

O verdadeiro criminoso já foi preso, mas as mensagens falsas continuam circulando. A situação é tão grave que César foi para as redes sociais fazer um apelo para tentar recuperar a tranquilidade para ele e para a família.

"Eu precisei fazer esse vídeo para as pessoas saberem o que a gente estava passando. Eu fico preocupado com outras pessoas que não me conhecem, não sabem que eu não sou o criminoso da foto e façam alguma coisa", disse o pedreiro.

Desde que foi confundido com um suspeito de estuprar uma mulher em Belford Roxo, a vida de César virou de cabeça para baixo. Tudo começou em abril, quando alguém divulgou na internet uma foto dele como sendo o autor do crime.

"Pelo fato de eu parecer, eu não sei onde as pessoas acharam que eu sou parecido com esse criminoso, mas alguém achou que eu era parecido e simplesmente divulgou imagens que não eram verdadeiras", contou César.

Ameaças de morte

O crime aconteceu no dia 13 de abril. Pouco mais de uma semana depois, César começou a receber mensagens de pessoas dizendo que ele era o estuprador.

"No dia 21, eu estava preparando o almoço com minha esposa e mandaram mensagem de Whatsapp já com as imagens falando do crime que aconteceu no dia 13. Até então, nós tínhamos acompanhado pelas páginas de Facebook, né? E falando que algumas pessoas estavam se comunicando, dizendo que a pessoa era eu", contou o pedreiro.

César chegou a se apresentar à delegacia e disse que foi vítima de fake news. Depois disso, os investigadores encontraram o verdadeiro suspeito do estupro e o prenderam.

O problema é que a foto de César continuou circulando na internet e ele chegou a receber ameaças de morte pelo crime que não cometeu. Com medo, ele parou de trabalhar, parou de estudar e se mudou de casa.

Abordado até pela polícia

Há uma semana ele chegou a ser abordado por policiais militares que também achavam que ele tinha cometido o estupro.

"Na quinta-feira, eu fui comprar remédio de pressão para minha esposa. Na volta, eu vi um carro devagarzinho me acompanhando. Eu achei que ele estava procurando um lugar pra estacionar. Mais à frente, esse carro estava parado com uma pessoa em pé e quando eu cheguei perto ele já me chamou pelo nome, apontando a arma, já com dedo no gatilho, muito alterado e disse que estava me caçando há quatro meses, que eu era um criminoso, estuprador de Belford Roxo e que a justiça seria feita através da polícia ou ele faria justiça ali mesmo", contou o pedreiro.

César contou que teve medo de morrer, com arma o tempo todo apontada para sua cabeça.

"Ele falou várias vezes que eu estuprei a menina. E ele apontava a arma o tempo todo para minha cabeça, mandou eu sentar no meio fio de cara para o chão e eu pensei ali, naquele momento, que ele ia ceifar minha vida. Falando um monte de coisas, que sabia que eu tinha estuprado a minha filha também. Eu falei: -cara, eu não sou criminoso, eu fui comparado com a pessoa. Tenho todos os termos de declaração", contou César.


O pedreiro foi levado pelos PMs para a delegacia. Lá, César pediu ajuda à delegada, que checou as informações no computador e viu que ele estava falando a verdade. O pedreiro foi liberado.


A Polícia Civil diz que César nunca foi suspeito nas investigações e garante que ele não teve nenhum tipo de envolvimento no caso. O advogado Luiz Augusto D'Urso, especialista em direito digital, explica que compartilhar informações falsas nas redes sociais é crime.


"Aquele que divulga uma imputação de um crime a alguém, sem ter conhecimento dos fatos, ou nesse caso, sabendo ser inocente, pode responder por calúnia, difamação, e está sujeito a pena de prisão por até seis anos", disse o advogado.


César diz que todo o sofrimento que está vivendo é por causa das notícias falsas divulgadas na internet.


"Tudo que aconteceu foi resultado de pessoas que repassaram fake news, que repassaram notícia que fui comparado a um criminoso e não era eu. Eu preciso que as pessoas compartilhem isso, que uma família está sendo prejudicada pelo crime que foi cometido por outra pessoa que já está presa. E que eu não tenho nada a ver com isso. Eu sou inocente. Eu preciso da minha vida de volta", disse César.


A Polícia Militar disse, através de nota, que não teve informações sobre a abordagem feita a César Jesus.

Confiram o Vídeo que já ultrapassou 300 mil visualizações.


Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.

sua força online.
Curtam a nossa página no facebook.
Sigam nosso canal no You Tube

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.


Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade