Recents in Beach

   

‘Dia do Charme’ celebra os 43 anos do ritmo com evento gratuito no Parque Madureira

No dia 12 de Março, o Parque Madureira vai receber um dia inteiro de atividades em comemoração aos 43 anos do Dia do Charme, ritmo conhecido por levar milhares de pessoas semanalmente a Madureira – bairro que abriga o mais famoso e tradicional baile da cidade – e a tantos outros espaços espalhados pela cidade que celebram o gênero.

 Totalmente gratuito, o evento “Dia do Charme”, contemplado pelo edital FOCA da Prefeitura do Rio de Janeiro, conta com uma programação cheia de atrações para todos os públicos no Parque Madureira e também no Madureira Shopping, parceiro do evento, que será coroado com um grande Baile Charme a partir das 16h.

Dentre os destaques do Dia do Charme está a participação de Sorry Drummer, um dos expoentes do gênero, e as participações de Nael, OSócio e outros. Outro espaço de relevância para a cena musical será o Palco Futuro R&B, que apresentará a nova geração de cantores de R&B carioca, como João Loroza, Cee Jay, Dona Nyna e muitos outros. Os coletivos Viaduto de Madureira e Eu Amo Baile Charme também participam.

A partir das 8h começa a Corrida do Dia do Charme, no próprio Parque Madureira; na sequência, vem a Oficina de Rede Social e Workshop com aulão da dança do charme, no Madureira Shopping; a Feira de Afro Empreendedorismo em parceria com a Feira Crespa e prestação de serviços e ações sociais e de saúde gratuitas para a população, além de apresentações de grupos de dança e DJs especialistas no ritmo, como Fernandinho, Orlando, Guto, Vig, Gab, Fabio RnB e DJ Michell, um dos organizadores do evento, que comemora a lei que estabeleceu o Dia do Charme, oficialmente celebrado em 08 de março.

“Passamos a existir para o poder público. A lei em comemoração ao Dia do Charme já foi fruto disso. Em 2013, o baile charme foi decretado como patrimônio cultural e imaterial da cidade. Em 2015, aprovamos essa lei e muita coisa boa aconteceu depois disso. É a consagração e o reconhecimento de um trabalho iniciado lá atrás, na década de 1980, pelo DJ Corello e muitos outros, como Fernandinho, Orlando e Loopy, que construíram essa história. Neste dia batemos no peito e falamos: somos charmeiros com muito orgulho! É muito gratificante saber que nasci dentro dessa cultura e construí toda minha vida profissional e pessoal graças ao Charme”, afirma Michell.

Ainda de acordo com Michell, a essência do Baile Charme segue intacta: muita dança, coletividade, ambiente seguro e praticamente familiar. “Não temos brigas nos bailes, muitas famílias foram construídas nesses bailes”, relembra ele, cujos pais se conheceram no Baile Charme. Segundo o Coreógrafo, Diretor Artístico e Ativista do Movimento Charme Marcus Azevedo, o ritmo tem quatro pilares como base – a música, a dança, a vestimenta e o comportamento.

“A história do charme se constrói através do povo preto periférico e suburbano, sobretudo os dos arredores de Madureira, nas zonas norte e oeste, mas também da Baixada Fluminense. Os happy hours do Centro da cidade, nas décadas de 1980 e 1990, também fortaleceram o ritmo. Temos uma cultura com um jeito muito particular de contemplar, ouvir e dançar essa música black norte-americana, que trouxemos pro nosso jeito carioca de viver e, a partir disso, construímos uma outra história, que também pode ser visto no nosso dia a dia, buscando um jeito elegante e cordial. Não queremos ser mais que ninguém, mas temos nosso estilo de vida”, pondera Marcus.

Embora o Baile Charme de hoje mantenha a essência do seu início, algumas mudanças precisaram acontecer. “Foi preciso se adaptar para permanecer vivo. Hoje absorvemos diversos estilos da Black Music dentro dos bailes charme, como o Afrobeat, Hip Hop, Dancehall, etc. As roupas antigamente eram tipo as de casamento, com muitas pessoas até alugando roupa para ir ao baile. Hoje o público é mais despojado, fica mais à vontade para usar uma bermuda, um short curto, e continuam se sentindo à vontade e bem vestidos. Nós criamos tendências de moda, tem muita gente estilosa no baile”, observa o DJ Michell.

Para o evento, o público pode esperar o que já encontra no baile charme – e muito mais. “Terá muita gente bonita e boa música. Imagina o Parque Madureira inteiro fazendo aqueles passinhos e deixando a festa ainda mais linda. E desta vez vamos trazer mais coisas, como a prática de esportes e ações sociais em benefício da comunidade charmeira, espaço pra novos talentos… Enfim, vai ser uma festa completa”, finaliza Michell.


SERVIÇO:

DIA DO CHARME

Quando: 12 de março (Domingo)

Horário: Atividades a partir das 8h

Onde: Parque Madureira (Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira) / Madureira Shopping (Estrada do Portela, 222 – Madureira)

EVENTO GRATUITO

PROGRAMAÇÃO:

08h às 11h: Corrida do Dia do Charme (Parque Madureira)

09h às 18h: Prestação de serviços e ações sociais e de saúde gratuitas (Parque Madureira)

14h às 22h: Feira de Afro Empreendedorismo / Feira Crespa (Parque Madureira)

12h às 14h: Oficina de Redes Sociais (Madureira Shopping – Espaço Baile Charme / 3º piso)

14h às 16h: Workshop Aulão de Dança Charme (Madureira Shopping – Espaço Baile Charme / 3º piso)

14h às 16h: Palco Futuro R&B (Parque Madureira)

16h às 18h: Abertura do Baile com DJs (Parque Madureira)

18h às 18h20: Apresentação de Grupos de Dança (Parque Madureira)

18h30 às 19h30: Baile comandado pelos DJs (Parque Madureira)

19h30 às 20h30: Apresentação de artistas Nacionais de Charme (R&B) (Parque Madureira)

20h30 às 22h: Baile comandado pelos DJs (Parque Madureira) 

Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.

sua força online.

Sigam e participem das nossas redes sociais e concorram a brindes exclusivo da Rádio A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

   

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade