Recents in Beach

   

Ônibus Lilás estaciona em diversos municípios do estado em outubro

Serviço de enfrentamento à violência contra a mulher intensifica ações

O Ônibus Lilás, que realiza atendimento a mulheres vítimas de violência, intensifica a programação e estaciona em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, na próxima sexta-feira (14), das 9h às 14h, na unidade de saúde Edir Henrique Gandra. O projeto, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, conta com equipe formada por psicóloga, assistente social e advogados. Neste mês, que marca o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher (10 de outubro), o atendimento ainda será levado à comunidade do Cesarão, na Zona Oeste da capital, e aos municípios de Italva e Pinheiral.

Em salas fechadas para garantir privacidade às mulheres, a equipe faz o acompanhamento contínuo de cada caso e, em parceria com o governo federal e com o MEC, oferece ainda serviços de isenção para segunda via de documentos cartorários. Parcerias permitem o encaminhamento da mulher para um curso do Qualifica Mulher, totalmente gratuito e online, para ajudar na recolocação no mercado de trabalho. Não é necessário agendamento prévio.

Coordenadora do Ônibus Lilás, a advogada Danielle Figueiredo Santos Dias da Costa diz que ainda existe um tabu em relação ao atendimento no ônibus e aos casos de violência, principalmente em cidades menores no estado do Rio.

- Em alguns municípios, especialmente os localizados no interior do estado, dois fatores prejudicam o socorro: a vergonha em procurar ajuda e a agressão muitas vezes normalizada contra a mulher. Além disso, muitas acham que o atendimento é limitado a casos de polícia, mas não é: elas precisam saber que têm, sim, apoio e acolhimento do Estado em qualquer situação de vulnerabilidade - explica.

O projeto está presente de forma itinerante em todo o Estado do Rio. O Ônibus Lilás já percorreu mais de 40 municípios e atendeu cerca de 1.600 mulheres.


Serviço

Belford Roxo: 14/10 - 9h às 14h

Endereço: Unidade de Saúde Edir Henrique Gandra

Avenida da Glória - Nova Aurora


Rio de Janeiro: 17/10 - 9h às 14h

Endereço: CRJ - Cesarão - Rua São Gomario, s/n


Italva: 25/10 - 10h às 16h

Endereço: Av. Herivelton Alves Marinho – São Caetano


Pinheiral: 27/10 - 10h às 14h

Endereço: Praça Luiz Gonzaga - Centro 

Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.

sua força online.
Curtam a nossa página no facebook.
Sigam nosso canal no You Tube

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

   

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade