Recents in Beach

   

É #FAKE que boné usado por Lula com abreviação CPX seja referência a facção, confiram.

CPX em boné de Lula significa 'Complexo', abreviação que se refere a conjuntos de comunidades no Rio.

Ex-presidente petista usou boné em visita de campanha ao Complexo do Alemão na quarta-feira (12). CPX já foi citado pela PM na conta oficial do Twitter e aparece em documento do governo sobre orçamento.

Uma abreviação no boné que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou nesta quarta-feira (12) durante um evento de campanha Complexo no Alemão (veja vídeo abaixo), no Rio, tem sido usada em fake news de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e entrou nos trending topics no Twitter nesta quinta (13).

As letras CPX formam a abreviação de "complexo de favelas", mas bolsonaristas distorceram o significado, para fazer uma associação do petista ao tráfico.

CPX é usado por moradores e por órgãos oficiais para se referir a regiões do Rio de Janeiro que contam com um grupo de favelas:


Complexo do Alemão ou CPX Alemão;

Complexo da Penha ou CPX Penha;

Complexo da Maré ou CPX Maré;

Complexo do Chapadão ou CPX Chapadão;

Complexo do Salgueiro ou CPX Salgueiro.


Os perfis bolsonaristas que ligaram a sigla ao tráfico compartilharam imagens de fuzis, por exemplo, com a sigla. De fato, os traficantes também usam o CPX, assim como usam Alemão, Penha e outros nomes para definir de onde são.

Em uma rápida consulta no Google Maps, é possível também ver uma grande quantidade de locais das comunidades que adotam o CPX no nome, como lojas, agências de turismo, bares e lanchonetes 

Bolsonaristas associaram CPX a grupo criminoso

A argumentação de que CPX seria uma referência a um grupo criminoso foi vista, principalmente, em perfis bolsonaristas. Em sua rede social, o senador Flávio Bolsonaro postou fotos do ex-presidente Lula com o boné. "Mais uma coincidência de simpatia pelo tráfico de drogas?", disse Flávio na postagem.

Ele também publicou uma outra mensagem que falava sobre a sigla. “Lula visita ‘QG do Comando Vermelho’ no Alemão, RJ, e usa boné que significa ‘cupinxa (parceiro) do crime’”, afirma parte da postagem.

Rene Silva, fundador do jornal Voz das Comunidades e nascido e criado no Complexo do Alemão , postou um esclarecimento no começo da manhã desta quinta (13), após ter acompanhado o ato com Lula.

“Desde sempre CPX é abreviação de Complexo. Assim como usam Bxd para Baixada e RJ para Rio de Janeiro”, disse Rene.

Associação com a milícia

Nas redes, perfis de esquerda constantemente associam a família Bolsonaro a grupos milicianos.

As redes de apoio a Lula lembram que os filhos do presidente contrataram parentes do paramilitar Adriano da Nóbrega e citam que parlamentares bolsonaristas propuseram a entrega de medalhas para policiais investigados por envolvimento com a milícia. 

Tanto o Presidente Jair Bolsonaro, quanto seus filhos e seguidores, estão constantemente recebendo notificação das redes sociais, que bloqueiam as publicações com conteúdo falso publicado por eles.

Fonte: G1.com


Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.

sua força online.
Curtam a nossa página no facebook.
Sigam nosso canal no You Tube

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

   

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade