Recents in Beach

   

Detran-RJ lança Renovação da Habilitação Simplificada.

Novo serviço deve ser solicitado pelo Posto Digital, no site do departamento, eliminando necessidade de agendamento prévio para os postos

O Detran.RJ está simplificando o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e facilitando o acesso da população ao serviço. A partir desta segunda-feira (04/7), os usuários poderão requerer a renovação de sua carteira de habilitação pelo Posto Digital, serviço disponível no site do Detran (www.detran.rj.gov.br). E só terão de comparecer aos postos, sem necessidade de agendamento, para tirar uma nova foto e fornecer as impressões digitais - e, depois, para pegar o documento.


 


O usuário poderá escolher qualquer unidade do Detran para fazer a fotografia e a biometria. O atendimento será por ordem de chegada. Pelo Posto Digital, receberá o endereço da clínica médica onde fará o exame de aptidão física e mental, ao mesmo tempo em que vai indicar a unidade do Detran.RJ onde quer pegar sua nova CNH. Ou seja, o Detran.RJ está eliminando a necessidade de agendamento prévio para a realização do atendimento – o que era obrigatório anteriormente.

“Com a Renovação da Habilitação Simplificada, o Detran dá mais um passo para facilitar a vida dos cidadãos, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis”, afirmou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

Recentemente, o Detran.RJ também firmou convênio com cartórios do estado para os serviços de Habilitação - como primeira e segunda vias da CNH, renovação da carteira de motorista, além de alteração de dados e de categoria. Nesta parceria, disponível em 27 cartórios até o momento, o usuário também não precisa realizar agendamento para ser atendido, bastando chegar ao cartório com os documentos necessários.

Mas atenção: só poderão preencher o requerimento no Posto Digital os usuários que optarem pela renovação simplificada da CNH - sem alteração dos dados da carteira anterior, ou, no máximo, com inclusão de informação de atividade remunerada. Qualquer alteração além desta exigirá o agendamento prévio do serviço em um posto do Detran.RJ.

Vale ressaltar também que a Renovação Simplificada da CNH não é obrigatória. Quem preferir pode continuar realizando o agendamento prévio nos postos. Para a nova versão simplificada, a CNH anterior precisa ter sido emitida no Estado do Rio de Janeiro e o domínio atual tem de ser do RJ. Os usuários com 65 anos ou mais têm a isenção do Duda.


 Posto Digital Detran.RJ


Lançado em setembro de 2021 pelo Detran.RJ, o Posto Digital é um serviço que permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran, usando login e senha, para realizar procedimentos e obter documentos. Pelo Posto Digital, os usuários já fazem, por exemplo, a Autorização para Transferência da Propriedade de Veículos (ATPV-e), e também podem baixar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Para acessá-lo, o usuário precisa ter feito cadastro no portal gov.br, do governo federal.

No setor de Habilitação do Posto Digital - onde já era possível fazer consultas de dados sobre a validade, a categoria e o número de pontos na CNH, por exemplo – o usuário agora acessará a aba “Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar”. Para fazer o requerimento, é preciso que o Duda de renovação de habilitação já esteja pago. O usuário só vai precisar informar o número do Duda e confirmar, em várias etapas, os dados que constam de seu Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).

Para quem tem até 64 anos de idade, a aba da renovação simplificada estará disponível a qualquer momento, mesmo fora do prazo de renovação da carteira. Para os idosos a partir dos 65 anos, o botão só estará disponível quando faltarem 90 dias ou menos para o fim do prazo de renovação. Os usuários que dispõem da CNH com QR Code (emitidas a partir de maio de 2017) também terão acesso à imagem do documento.


Passo a passo para requerer a CNH no Posto Digital:


1 – Pagar o Duda de Renovação de CNH (Código 204-6), obtido no site do Bradesco;


2 – Acessar o Posto Digital, no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) e clicar na aba ‘Habilitação’;


3 - Clicar na aba ‘Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar’;


4 – Preencher os dados exigidos e confirmar, em várias etapas, as informações apresentadas pelo sistema, incluindo dados biográficos e endereço de residência;


5 – Indicar o posto do Detran.RJ onde deseja pegar o documento e aceitar as condições do serviço digital;


6 – Na aba ‘Documentos Digitais’, imprimir os dois formulários: ‘Renach’ e ‘Endereço de Clínica Médica’. O Renach deverá ser levado ao posto para a foto e a coleta das impressões digitais. Já o Endereço da Clínica, para a realização de exame médico/psicológico;  


7 – Comparecer a um posto do Detran de sua escolha, em qualquer horário, sem necessidade de agendamento, para cadastrar a biometria e fazer a foto;


8 – Fazer o exame de aptidão física e mental na clínica credenciada ao Detran.RJ indicada no formulário;


9 – Buscar a CNH na unidade que foi escolhida ao preencher o requerimento no Posto Digital. 


Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.

sua força online.
Curtam a nossa página no facebook.
Sigam nosso canal no You Tube

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

   

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade