Recents in Beach

   

'Lista vip' de consultas no Hospital do Olho de Duque de Caxias.

 Pacientes que não são indicados por vereadores podem demorar até cinco vezes mais para serem atendidos no Hospital do Olho de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Funcionários do próprio hospital disseram que isso não é segredo para ninguém, nem para os diretores da unidade de saúde.

Os pacientes indicados por vereadores ganharam até um apelido: "Demanda".

"É um combinado com o diretor. Da unidade do hospital. Ele já tem autorização para cada demanda trazer sua quantidade de pessoas", relatou um funcionário.

Segundo ele, cada vereador tem um número específico na sua lista:

"Tem vereador que pode trazer 25, uns traz 15, tem uns que traz 10. É o acordo que eles fazem lá na administração", contou o mesmo servidor, que não quis ser identificado.

Um outro funcionário relatou a diferença de tempo de espera entre os pacientes indicados por vereadores e os que seguem o atendimento normal:

"Se você vier aqui, marcar uma consulta e eles marcarem o seu procedimento pra daqui 5, 6 meses, se você procurar esses vereadores aí da câmara, eles mandam os assessores deles virem aqui e colocam pra 20 dias, pra 15 dias, pra menos de um mês", disse.

A prática também foi relatada pelo RJ1 em Nova Iguaçu: o vereador Felipe Ravis, o Felipinho (Solidariedade), apareceu em uma padaria oferecendo consultas em um hospital da região.

O advogado e professor de Direito, Álvaro Jorge, avaliou as denúncias:

"Toda vez que esses serviços não estiverem funcionando a contento, cabe aos vereadores, representando seus eleitores, denunciar, reclamar, notificar a prefeitura, chamar o secretário pra explicação, e, eventualmente, até fazer leis ou melhorar a legislação pra que os serviços sejam melhores prestados. Mas não é função dos vereadores buscar garantir um privilégio individual para um dos seus eleitores", disse ele.

Vaga só em dezembro

Quem não está na “lista vip” dos vereadores sofre para conseguir atendimento. Vanda Luci Pinto, tosadora, só conseguiu marcar uma cirurgia para dezembro. Ela diz que a demora a prejudica profissionalmente.

“Fico com medo de machucar o cachorro”, afirmou ela, preocupada.

“isso é muita injustiça, porque tira a vaga de quem realmente precisa, não que essas pessoas não estejam precisando, mas furar fila? Um hospital tão grande desse...Eu fico muito indignado”, diz um funcionário.

Van para o hospital

O RJ1 descobriu que vereadores oferecem vagas na "lista vip" em vários pontos de Duque de Caxias. Uma das áreas é reduto eleitoral do vereador Marquinho Da Pipa (MDB).

Nas imagens gravadas, um homem de blusa vermelha explica como funciona o esquema, que conta até com uma van do vereador:

"O que acontece, todo dia ele sai daqui com o pessoal. Dez para as seis da manhã ele sai daqui todo dia. Ele vai na van", contou.

Perguntado se o atendimento do paciente que estiver na lista do vereador acontece no mesmo dia , o homem de blusa vermelha responde:

"Atende. Demora, mas atende ", finalizou.

Respostas

A Prefeitura de Duque de Caxias afirmou que vai abrir uma sindicância para investigar essa denúncia, e afirmou que as marcações de consultas são feitas através da central de agendamento.

Procurado, o vereador Marquinho da Pipa afirmou que já trabalhou fazendo isso, levando pacientes para o hospital, mas que isso aconteceu antes de ser candidato a vereador. Marquinho da Pipa negou que estivesse indicando pacientes com prioridade para o hospital do Olho.


Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.

sua força online.
Curtam a nossa página no facebook.
Sigam nosso canal no You Tube

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

   

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade