Recents in Beach

   

Mesquita alcança maior nota na classificação do Tesouro Nacional, a CAPAG.

O município de Mesquita é nota A em avaliação do Tesouro Nacional. A classificação foi dada pela Capacidade de Pagamento (CAPAG), avaliação sobre a situação fiscal dos órgãos públicos, referente à prestação de contas de 2021.

“Foi necessária uma grande força-tarefa, ao longo dos últimos anos, para ver quais eram as dívidas da prefeitura. Se, hoje, temos a capacidade de pagar funcionários e fornecedores com tranquilidade, é graças às equipes de contabilidade, administração e muitas outras que realizam esse trabalho continuamente conosco”, explica o secretário municipal de Governança, Fabio Baiense.

A metodologia do cálculo, definida pela Portaria MF nº 501/2017, é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Logo, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, faz-se diagnóstico da saúde fiscal do estado ou do município.

O intuito é verificar, de forma simples e transparente e entre municípios e estados, se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.

Classificações anteriores


Nos últimos cinco anos, Mesquita conseguiu evoluir da classificação C para A. O primeiro degrau subido foi na avaliação referente a 2020, quando o município conquistou a posição B no ranking da CAPAG. Agora, em 2022, o município atinge a classificação A, referente às contas de 2021. 


Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.

sua força online.
Curtam a nossa página no facebook.
Sigam nosso canal no You Tube

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

  

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade