Recents in Beach

   

Fórum Grita Baixada irá receber Medalha Tiradentes em Nova Iguaçu.

 O grupo que há quase dez anos atua em defesa dos direitos humanos e contra a violência na Baixada Fluminense, Fórum Grita Baixada, vai receber a Medalha Tiradentes, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro na próxima sexta-feira, dia 29. 

A homenagem foi concedida em plenária do dia 17 de março por uma resolução apresentada pelos deputados Waldeck Carneiro (PSB) e André Ceciliano (PT). A cerimônia para receber a medalha vai acontecer no auditório do Centro de Formação de Líderes, na Rua Dom Adriano Hipólito, no Moquetá, em Nova Iguaçu, a partir das 10h. Para o coordenador do Fórum Grita Baixada, o sociólogo Adriano de Araújo a Medalha Tiradentes é um reconhecimento do trabalho que o grupo desenvolve em defesa da Baixada.


— É um reconhecimento importante desses dez anos de caminhada do coletivo Fórum Grita Baixada. É importante na medida em que torna mais visível e conhecida a luta de moradores e organizações sociais que há muito tempo lutam por direitos humanos, justiça e por direito à memória, e um modelo de segurança pública que de fato atenda aos interesses da população. A gente sabe que ainda há muito a ser feito, mas receber essa medalha é, para nós, um sentimento de gratidão — afirma.


O Fórum Grita Baixada surgiu como um coletivo a partir de 2012 atuando junto com diversas redes e organizações da região em temas como combate à violência, direitos humanos, gênero, diversidade e combate ao racismo. O grupo desenvolve também boletins informativos compilando informações sobre a Baixada Fluminense. Segundo Adriano de Araújo, o Fórum surgiu a partir da reunião de moradores e ativistas contra a violência na região.


— Foi no contexto de mobilização da sociedade civil da Baixada a partir de casos extremos de violência ocorridos na região, como a chacina que aconteceu na Chatuba quando seis jovens foram encontrados mortos na Via Dutra. O Fórum surge dessa reivindicação para que o secretário de segurança pública da época viesse à Baixada dar explicações sobre o alto grau de violência na região e o descaso dos poderes públicos, não só em relação à violência, mas também das condições de vida da população, como emprego, renda, acesso à água e saneamento básico, lazer — justifica.


Entre os feitos da organização, Adriano de Araujo destaca a atuação para a criação da semana municipal de conscientização da luta de mães e familiares vítimas de violência, lei municipal de Nova Iguaçu, além da criação do plano municipal de direitos humanos da cidade, e a criação de um núcleo de atendimento psicossocial a vítimas de violência de Estado e desaparecimentos forçados em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu e o Departamento de Psicologia da UFRRJ.


— A gente acha que essa militância organizada chama atenção dos poderes políticos para a região e, dentro do que nos cabe, a gente acredita que tem conseguido pressionar, demandar e exigir atenção e políticas públicas que possam contribuir para a redução de desigualdades — diz Adriano.


Para um dos autores da homenagem, o deputado e presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), o grupo se destaca pela atuação em defesa de uma política de segurança pública cidadã:


— A homenagem feita ao Fórum Grita Baixada é justa e, acima de tudo, merecida. Trata-se de uma histórica e combativa entidade em defesa da paz e da justiça na Baixada Fluminense, que realiza um importante trabalho em prol também dos direitos humanos e de uma política de segurança pública cidadã — afirma.


Também autor da resolução que concede a Medalha Tiradentes ao Fórum Grita Baixada, o deputado Waldeck Carneiro (PSB) afirma que a homenagem é um reconhecimento da Alerj à atuação do grupo no combate a desigualdades:


— O Fórum Grita Baixada é um dos coletivos mais organizados da Baixada Fluminense com atuação na luta por direitos, por cidadania e por democracia. A homenagem que a Assembleia vai prestar no contexto do Dia da Baixada, que é a Medalha Tiradentes, é uma forma de reconhecimento do parlamento estadual a tantas lutas, tantas participações, tantos estudos produzidos pelo Fórum Grita Baixada de maneira a enfrentar desigualdades, superar contradições, discrepâncias e afirmar a Baixada Fluminense como um lugar potente do ponto de vista da cultura, do desenvolvimento econômico e da afirmação dos direitos humanos — explica.



Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.

sua força online.
Curtam a nossa página no facebook.
Sigam nosso canal no You Tube

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

  

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade