Recents in Beach

   

Abastecimento de água no Rio e Baixada será suspenso nesta quinta-feira para manutenção.

 Neste dia, técnicos da Cedae farão a manutenção preventiva da Estação de Tratamento de Água do Guandu.


 O abastecimento de água de parte do Região Metropolitana do Rio será suspenso nesta quinta-feira, 25. Neste dia, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) irá fazer a manutenção preventiva da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu entre às 8h e às 20h.

Os municípios afetados serão Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nilópolis, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e Queimados. Responsável pela operação da Estação de Tratamento de Água do Guandu, a Cedae estima que a normalização do sistema deva levar até 72 horas para ser regularizada.

Neste período, a Águas do Rio irá garantir o fornecimento para serviços essenciais nas áreas de concessão, como hospitais e casa de saúde. O Sistema Guandu é responsável pelo abastecimento de 85% da cidade do Rio de Janeiro e cerca de 70 % da Baixada Fluminense. 


Nossa Equipe entrou em contato com a Cedae que nos respondeu com a nota abaixo:

NOTA:

VERÃO EM FOCO: CEDAE PREPARA GUANDU PARA A ESTAÇÃO MAIS QUENTE DO ANO


Unidade passa por obras de modernização e entrará em manutenção preventiva no dia 25/11


Como parte da preparação da Cedae para o Verão 2021/2022, a companhia fará a manutenção preventiva do Sistema Guandu no dia 25/11, das 8h às 20h. O serviço mobilizará 400 profissionais entre engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento, além de 28 veículos na operação. Composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e dois subsistemas de água tratada, Marapicu e Lameirão, o sistema é responsável pelo abastecimento de mais de 9 milhões de pessoas - o que representa 85% no Município do Rio de Janeiro e 70% da Baixada Fluminense.           

A ação permite reparos e correções necessárias, como limpeza das estruturas, inspeção das instalações e substituição de válvulas e registros. Executada todos os anos, a operação este ano coincide com obras de modernização do sistema, como explica o diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, Daniel Okumura:

- Vamos paralisar o sistema para fazer os reparos preventivos para o período do ano em que a estação é mais demandada. Paralelamente, as obras de modernização do Guandu focadas na melhora da eficiência do processo de tratamento da ETA seguem em andamento, o que vai gerar reflexos positivos já no próximo Verão.

Investimento de R$ 800 milhões, as obras do Guandu incluem aquisição de novos equipamentos e reforma das instalações. Essas intervenções incluem modernização dos filtros, eficientização do processo de limpeza dos decantadores, substituição de válvulas, reformulação do Centro de Controle Operacional (CCO) e do sistema de monitoramento.

Desligamento e normalização do abastecimento

O Sistema Guandu precisa ser desligado por 12 horas durante a operação, interrompendo temporariamente o fornecimento de água para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis e Belford Roxo.

O abastecimento será retomado após a conclusão da manutenção, mas em alguns pontos das cidades, como ruas elevadas, por exemplo, o fornecimento poderá levar até 72 horas para normalizar.

Durante o período, a Cedae organizou esquema especial para atender com carros-pipa hospitais, unidades do Corpo de Bombeiros, escolas e demais serviços essenciais nas áreas de atuação da companhia. Também será feito contato frequente com a empresa Águas do Rio, responsável pela distribuição de água em 124 bairros do Município do Rio e cidades da Baixada Fluminense afetadas pela paralisação.

A companhia recomenda à população que reserve água para o período, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo. Clientes da Cedae podem pedir o abastecimento por caminhão pipa pelo telefone 0800-282-1195.

Para mais informações sobre as áreas de atuação da Cedae e da Águas do Rio, a companhia disponibiliza em sua página oficial ferramenta que indica a concessionária responsável pelo atendimento em cada bairro do Rio. O mapa dinâmico também mostra cidades que aderiram à segunda etapa do leilão de concessão, prevista para dezembro. Acesse pelo link: https://cedae.com.br/localizar

Link com vídeos:

https://we.tl/t-W7eP1QrmT2


Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.

sua força online.
Curtam a nossa página no facebook.
Sigam nosso canal no You Tube

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.





Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade