Recents in Beach

   

Vila Olímpica de Belford Roxo é uma fábrica de talentos para o esporte nacional

A Vila Olímpica de Belford Roxo é uma fábrica de talentos para o esporte nacional. Foi no centro esportivo, localizado no bairro Nova Piam, que surgiram campeões, como a ginasta Hannah Fonseca e o fundista Thiago Rosário, ambos da seleção brasileira.  O sonho de também se tornar um atleta de alto nível atrai dezenas de crianças para as diversas modalidades desportivas oferecidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
 
Isso acontece com as 60 crianças que participam do projeto Ginastas do Novo Tempo, que tem o propósito de ensinar ginástica rítmica aos menores. O curso é coordenado e dirigido pela professora Kátia Monteiro Nardi, uma apaixonada por esse esporte que combina movimentos corporais, balé e dança teatral. 
Os ginastas mirins da Vila Olímpica começam a despontar no cenário esportivo da Baixada Fluminense. Alguns deles brilharam no IV Troféu Gymkana da Cidadania, que aconteceu esta semana na região. A solenidade de premiação acontecerá no sábado (30/11), a partir das 9h. no ginásio da Bayer, em Belford Roxo.

 Para meninas e meninos

A ginástica rítmica é praticada essencialmente por meninas. De acordo com as regras do Comitê Olímpico Internacional, só é permitida a participação de mulheres nas competições oficiais. Mas o esporte também tem a função de derrubar preconceitos. Nas aulas ministradas pela professora Kátia, um menino franzino chama a atenção.

Matheus Costa de Sena, de 11 anos, morador do bairro Hiterland, vizinho à Vila Olímpica, e estudante da Escola Municipal Alejandro Fernando Nunez, treina descontraído desde março entre as suas colegas.

O ginasta deu uma parada nos treinos para contar porque escolheu a ginástica rítmica. “Eu treinava futsal na Vila Olímpica. Mas a escolinha acabou. Eu não queria ficar sem fazer uma atividade física. Foi quando eu procurei a professora Kátia e pedi para treinar com as garotas. Estou gostando muito”, disse o garoto.

E não demorou muito para Matheus conquistar o respeito e a amizade de suas coleguinhas. “Eu acho muito legal que ele (Matheus) esteja treinando conosco. Todos nós da escolinha nos damos muito bem com ele”, opinou Sofia Lopes Martins, de 9.

Promessa

Graciosa, Lizandra da Silva, de 8, é apontada por sua instrutora como uma promessa da ginástica rítmica. A estudante da Escola Municipal Constantino Reis treina há dois anos com a professora Kátia. Seu talento foi reconhecido na 1ª Copa Fisk, quando sagrou-se campeã em sua categoria.

A menina sonha em alcançar o sucesso da famosa ginasta brasileira Daiane dos Santos. “Eu me espelho nela. Apesar de praticarmos modalidades diferentes, Daiane é um exemplo de superação e técnica para todas nós”, elogiou, Lizandra, demostrando a simplicidade de todo grande atleta.

Celeiro de craques

A escolinha de ginastas da Vila projetou, por exemplo, Hannah Fonseca Maestrelo da Penha, de 15 anos, que este ano representou o Brasil, no 16º World Gymnaestrada, na Áustria. Ela revelou recentemente para o mundo o belford-roxense e fundista dos 1500m e da seleção brasileira Thiago Rosário André. Hoje, o atleta mora e treina em São Paulo.

Qualquer pessoa pode participar das atividades esportivas oferecidas na Vila Olímpica., que fica na Rua Celi, s/nº, bairro Nova Piam. As aulas de ginástica rítmica, destinadas às crianças na faixa etária de 6 a 17 anos, acontecem as quartas e sextas-feiras, pela manhã e à tarde.


Via: Comunicação Prefeitura de Belford Roxo.
Redação Rádio A Voz do Povo.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade