Recents in Beach

   

Socorro no Vizinho.

Crise na saúde
 de Belford Roxo, leva moradores a buscar atendimento no Posto de saúde de Eden que já virou referência no Município vizinho em São João de Meriti.
Desde que o Hospital Infantil de Belford Roxo parou de atender, as emergências pediátricas vizinhas viraram alternativas para os moradores do município. No PAM de Éden, em São João de Meriti, das dez crianças internadas, cinco eram de Belford Roxo, na última sexta-feira. De janeiro a maio deste ano, as crianças de Belford Roxo atendidas na unidade de Meriti correspondiam a 18% do total de pacientes. Só em junho, esse número subiu para 26%. Segundo a subsecretaria de Saúde de São João de Meriti, a unidade tem ficado sobrecarregada devido à crise no município vizinho.
Moradora do Bairro das Graças, em Belford Roxo, a atendente de telemarketing Ana Carolina da Silva Ferreira, de 23 anos, foi direto ao Hospital Municipal buscar atendimento para o filho Matheus Vieira, de 5 anos. O menino estava com diarreia e vômito. Mas, na unidade da cidade onde mora, ela foi orientada procurar outro município.
A dona de casa Joana Bastos, de 27 anos e grávida de oito meses, levou Isaac, de 5, que estava com dores na barriga e tontura:
¨Nem avaliaram ele. Vim do infantil para cá. Agora, disseram para eu ir ao PAM de Éden. Nem sei onde fica e vou gastar mais com passagem.
André Luiz Ribeiro Marcondes, de 37 anos, tentou socorrer o filho Yan, de 2, no Hospital do Joca. O menino tinha inserido uma pecinha de brinquedo no nariz. Revoltado, André foi tentar atendimento no Hospital Geral de Nova Iguaçu, o Hospital da Posse:
Não deram solução nenhuma. Assim fica ruim. Vamos ter que nos despencar para outro município.

Na Posse, eles foram orientados a procurar o Hospital Souza Aguiar, no Rio, “por ser uma unidade de emergência em otorrinolaringologia”.
Os problemas nos atendimento virou crônicos nas unidades de saúde de Belford Roxo, desde que foi reaberto as unidade centenas de reclamações são enviadas para a nossa redação, desde falta de médicos, mal atendimentos e unidade fechada.
O Prefeito Waguinho rebate as acusações, em transmissão ao vivo através de rede social;
O Prefeito disse que o Hospital Infantil é privado com atendimento vinculado ao SUS, também ressaltou que os responsáveis não estavam com documentos em dia e que a prefeitura estaria pangando com meios próprios para não deixar as crianção sem atendimento, ressaltou que o hospital infantil ficara fechado em média de dez dias para reformulação e que não terá mais as cores da prefeitura, frisou que em todas as unidades de Belford Roxo tem pediatra e que não precisam sair do município para procura atendimento.
Uma das Mães rebate a fala do prefeito,disse:
"como vou socorrer minha filha de madruga na Upa e correr risco de vida, pois o município não tem segurança, como vou leva-lá no lote xv passando por Vila Pauline que é tiro todo dia, colocando nossas vidas em risco, até no Joca é arriscado ir pois vira e mexe tem guerra entra Castelar e Palmeira, bem ou mau o hospital infantil é o menos arriscado para socorrer nossos filho durante a noite e madrugada, precisamos com urgência desse hospital.

NOTA OFICIAL:

A Prefeitura informa que a população não está sem atendimento, pois a o Hospital Municipal, a Unidade Mista do Lote XV e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bom Pastor estão com atendimento pediátrico normalizado. Cada uma funcionando com dois pediatras.

O Hospital Infantil é terceirizado e por falta de documentação necessária não está recebendo os repasses do Sistema Único de Saúde (SUS), pois a Prefeitura só pode efetuar os pagamentos quando a documentação estiver completa. O município acredita que em 10 dias a situação seja normalizada e a unidade voltará a funcionar plenamente.

Secretario de Comunicação André Rocha.


Redação: Rádio e Jornal A Voz do Povo.

















Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade