Recents in Beach

   






Comissão do MEC libera concurso para residentes no Hospital Pedro Ernesto

Após investimentos do governo do estado, seleção está confirmada para o dia 3 de fevereiro

Comissão Nacional de Residências Médicas do Ministério da Educação (MEC) liberou, nesta quarta-feira (24), a realização do concurso de novos residentes para o Hospital Universitário Pedro Ernesto. A seleção, com 230 vagas, está marcada para o próximo dia 3 e havia sido suspensa pela comissão do MEC após uma vistoria em dezembro, quando a unidade foi colocada sob diligência.

A decisão foi anunciada após o Governo do Estado cumprir uma série de exigências. O primeiro passo foi a regularização dos pagamentos dos salários dos servidores e das bolsas dos residentes, o que permitiu o aumento gradual da oferta de leitos a pacientes. O número já passou de 152 no mês passado para 276.

Além disso, A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (Sectids) repassou R$ 15 milhões para reequipar o hospital. Foram adquiridos novos aparelhos de ressonância magnética, tomografia computadorizada, angiografia, radioterapia, endoscopia digestiva, oito ultrassons, dois ecocardiógrafos, mesas cirúrgicas, monitores, respiradores, entre outros.

Convênio firmado entre a Sectids, Secretaria de Saúde e a Uerj garantiu ainda repasses mensais para o pagamento de bolsas aos residentes e o funcionamento de leitos de terapia intensiva do Pedro Ernesto.

- A comissão do MEC observou toda nossa programação para estar com até 300 leitos abertos até 1° de março. Esta semana, já abrimos mais quatro leitos do CTI adultos e aumentamos de dez para 15 o número de leitos de CTI neonatal. Foi um conjunto de fatos que fez com a diligência fosse retirada e o concurso, autorizado. Foi um trabalho intenso do hospital, das secretarias e do governo do estado – afirmou Edmar Santos, diretor do Pedro Ernesto.

Após o início da recuperação da unidade, a direção do hospital solicitou que o MEC realizasse uma nova vistoria, que aconteceu na semana passada. Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriell Neves destacou o esforço para atender as exigências e o compromisso para manter os pagamentos.

- Vamos nos empenhar para não atrasar nenhuma bolsa para os residentes do Hospital Pedro Ernesto. Esse é o meu compromisso com todos os bolsistas – disse.

O secretário de estado de Saúde, Luz Antonio Teixeira Júnior comemorou a decisão.

- O Pedro Ernesto é uma referência no país, e estamos muito felizes por saber que o concurso está autorizado - declarou.

De acordo com o diretor da unidade, com os investimentos feitos pelo governo do estado, a expectativa é de retomar a capacidade total.

- Nossas equipes estão prontas para continuar prestando o atendimento especializado e de alto nível que é nossa marica. Tenho certeza de que estamos virando uma página para seguir em frente e trabalhar com nossa capacidade plena - disse Edmar Santos, acrescentando que o Pedro Ernesto estará apto a manter 55 programas para residentes.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade