Recents in Beach

   

Grande Rio, Tijuca e Mangueira são destaques da 1ª noite do Grupo Especial do Carnaval do Rio

A primeira noite de desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro terminou com destaque para Acadêmicos do Grande Rio, Unidos da Tijuca e Estação Primeira de Mangueira. 

Também passaram pela Sapucaí neste domingo (19) a Império Serrano, a Mocidade Independente de Padre Miguel e a escola Acadêmicos do Salgueiro.

Duas escolas fizeram homenagens à Bahia. A Tijuca apresentou a história da Baía de Todos os Santos. A Mangueira, por sua vez, entrou com o enredo "As Áfricas que a Bahia canta".

A escola Acadêmicos do Grande Rio entrou na Avenida com um tributo a Zeca Pagodinho, e a Império Serrano, que abriu o dia na Sapucaí, teve Arlindo Cruz como tema de seu enredo. Ambos os artistas participaram dos respectivos desfiles.

Já a Mocidade dedicou sua apresentação ao Mestre Vitalino (1909-1963) e aos artistas que mantêm seu legado vivo, enquanto o Salgueiro mostrou um novo olhar para o Jardim do Éden, questionando preconceitos e pecados.

O Império Serrano abriu a noite de desfiles na volta ao Grupo Especial após dois anos longe da elite. A presença do homenageado Arlindo Cruz sentado em um trono e alas divertidas simbolizando composições criadas ou cantadas por ele foram os trunfos para a quebra do jejum de 40 anos sem títulos.

A Acadêmicos do Grande Rio, atual campeã, homenageou Zeca Pagodinho com várias alas sobre as crenças do sambista (São Jorge, Oxum, Ogum, Cosme e Damião). Ele veio no último carro, acompanhado da esposa Mônica. O desfile teve ainda a rainha de bateria Paolla Oliveira, com fantasia homenageando Ogum.

A Mocidade Independente de Padre Miguel fez um tributo a Mestre Vitalino (1909-1963) e aos artistas que mantêm vivo legado do artesão pernambucano. As paisagens, matérias-primas e personagens retratadas nas obras dele e dos herdeiros coloriram o desfile. Tons terrosos fizeram com que carros, esculturas e fantasias parecessem ser feitos de barro.

A Unidos da Tijuca levou para a Sapucaí a cultura e a história da Baía de Todos os Santos, da Bahia. Com uma narrativa lúdica, a escola apresentou sereias, peixes, botos, histórias de pescadores, festas, e lendas da população ribeirinha local. Juliana Alves veio como Iemanjá e a comissão de frente teve um show de luzes.

O Salgueiro apresentou um novo olhar para o Jardim do Éden, com uma representação do Paraíso sem julgamentos. O enredo teve uma homenagem ao carnavalesco Joãosinho Trinta e menções aos sete pecados capitais. O carro abre-alas impressionou pelo tamanho (100 metros de comprimento e até 20 de altura).

A Mangueira fez um desfile em homenagem às diferentes Áfricas que ajudaram a construir o carnaval na Bahia no encerramento do primeiro dia. Em busca de seu 21º título, a Estação Primeira cantou o enredo "As Áfricas que a Bahia canta". Na Sapucaí, a escola contou uma história cronologicamente, desde os cortejos afro-baianos do século 19 até os dias de hoje.

 Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.

sua força online.

Sigam e participem das nossas redes sociais e concorram a brindes exclusivo da Rádio A Voz do Povo.

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

   

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade