Recents in Beach

   

Washington Reis e mais 6 viram réus por crime ambiental na construção de cemitério em Caxias

A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público contra o ex-prefeito de Caxias, Washington Reis, o atual presidente da Câmara de Vereadores e dois secretários municipais. 

Eles são acusados de crime ambiental na construção de um cemitério, como revelou o RJ2.

A investigação começou em 2017, no segundo mandato de Washington Reis (MD) como prefeito de Caxias.

Na época, a cidade já tinha 5 cemitérios e ele mandou construir mais um, numa área de 40 mil metros quadrados, cercada por vegetação de mangue, às margens da Rodovia Washington Luís.

Além de crime ambiental, a Polícia Civil passou a investigar a denúncia de ocupação irregular.

Sebastião Carlos Grusman apresentou documentos como proprietário da área, que, segundo ele, foi tomada à força, inclusive com ameaça e agressão física.

O Ministério Público do Rio entrou na investigação.

Os promotores dizem que, o então prefeito Washington Reis, queria tomar a administração dos cemitérios da cidade da empresa.

O documento do MP diz que num vídeo do dia primeiro de janeiro de 2017, Washington Reis e o irmão, o então deputado federal Rosenverg Reis, acompanhados de vários homens fortemente armados, invadiram um dos cemitérios administrados pela empresa, com o objetivo de tomar à força a administração dos cemitério da cidade.

Ao não conseguir romper o contrato da empresa com a prefeitura, Washington Reis decidiu construir o seu próprio cemitério na área de preservação ambiental.

Depois de uma batalha na Justiça, o TJ proibiu a inauguração, mas o MP ressalta que o prefeito de Caxias desrespeitou a decisão e autorizou quase mil enterros no local.

Ele ainda tentou mais uma vez, sem sucesso, encampar a administração dos cemitérios da cidade.

Quando o Ministério Público faz uma investigação e oferece a denúncia, cabe à Justiça aceitar ou não, para dar andamento ao caso.

E a Justiça do Rio aceitou a denúncia contra o ex-prefeito Washington Reis e os outros 6 investigados por desobediência e por uma extensa lista de crimes ambientes que podem somar até 13 anos de prisão.

Washington Reis teve que desistir da candidatura de vice ao governo na chapa do governador Cláudio Castro porque teve uma condenação confirmada no Supremo Tribunal Federal, em agosto.

E também por danos ambientais, numa área de conservação: um loteamento, na região da reserva biológica de Tinguá.

Procurada, a Prefeitura de Duque de Caxias não retornou. O RJ2 não conseguiu contato com os outros citados na reportagem. 

Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.

sua força online.
Curtam a nossa página no facebook.
Sigam nosso canal no You Tube

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

   

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade