Recents in Beach

   

Baixada pode decidir o próximo Governador do Rio.

O primeiro debate entre os candidatos ao governo do Rio, no último domingo, mostrou que a Baixada Fluminense será uma área central da disputa. 

Liderando em empate técnico as pesquisas de intenção de voto, o governador Cláudio Castro (PL) e o deputado Marcelo Freixo (PSB) vêm jogando o foco de suas campanhas na região. Enquanto Castro usa seu amplo domínio político local como trunfo, Freixo aposta no palanque do ex-presidente Lula para tentar ganhar terreno.

A Baixada, que faz parte da região Metropolitana, é formada por 13 cidades e conta com cerca de 2,8 milhões de eleitores — aproximadamente um quinto dos 12,8 milhões de pessoas aptas a votar no Rio.

Castro sinalizou no debate realizado pela Band que vai explorar esse território como um ponto fraco do histórico político de Freixo. A estratégia é colar no adversário a imagem de político que restringe sua atuação à capital. Quando teve a primeira oportunidade de dirigir uma pergunta ao oponente, o titular do Palácio Guanabara questionou o deputado federal sobre quantas emendas ele tinha destinado à Baixada.

O candidato do PSB desviou da pergunta ao falar de problemas nos trens do Rio, e cometeu uma gafe citando Bangu e Campo Grande — bairros que ficam na Zona Oeste da capital, e não na Baixada. Castro aproveitou e afirmou que Freixo nunca tinha destinado emendas para a região e que iria fazer uma postagem em suas redes sociais sobre o tema. Na sequência, sua página no Instagram publicou esse trecho do debate com o título “Freixo não gosta da Baixada”.

— Ele fugiu do assunto porque para ele a Baixada não é importante. Talvez ele não saiba nem onde fica — disparou Castro no debate.

Porém, a afirmação feita pelo governador sobre as emendas é equivocada. Segundo o portal da Câmara dos Deputados, Freixo destinou, desde 2020, sete emendas para projetos em municípios da região, no valor total de R$ 4,45 milhões.

Em sua tréplica, ele chegou a rebater Castro mencionando recursos destinados à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), localizada em Seropédica. Além disso, seu mandato também destinou verbas para gastos em pré-vestibulares comunitários, projetos de saneamento, formação de agricultores e iniciativas culturais em municípios como São João de Meriti e Duque de Caxias.

Após as críticas de Castro, Freixo anunciou na segunda-feira, durante o lançamento de seu programa de governo, que sua próxima agenda com Lula será na Baixada. Ele chegou a receber um telefonema do petista durante o evento e disse que o comício deve ocorrer em Nova Iguaçu, segunda maior cidade da região.

— Esse comício do Lula é uma reação da gente, evidente, mas não só — disse Freixo no evento ocorrido no dia seguinte do debate, completando: — Tenho muita dúvida se a Baixada vai representar o que eles (Castro) estão achando. Tem um sentimento de mudança pelo que aconteceu na vida das pessoas.

Nova Iguaçu é comandada por Rogério Lisboa (PP), que apesar de ser aliado de Castro já declarou que irá apoiar Lula para presidente. Lisboa chegou a ter conversas com Freixo e é alvo da campanha do pessebista para um eventual palanque duplo.

Aposta em Ceciliano

Freixo espera ainda contar com o presidente da Assembleia do Rio, André Ceciliano, tem ainda bom trânsito com políticos e lideranças da área por sua atuação no comando da Alerj.

Na outra ponta da disputa, Castro, que já espera contar com o voto historicamente de perfil conservador da Baixada, vem reforçando seu capital político nessa área. Um dos gestos mais importantes de sua campanha foi a escolha para vice de Washington Reis (MDB), que deixou a prefeitura de Duque de Caxias, maior cidade da região, com quase 1 milhão de habitantes, para integrar sua chapa.

O direcionamento de verbas e planos de obras para a região, possibilitados pela concessão da Cedae, também ajudaram a atrair as prefeituras locais para seu arco de aliança. Segundo levantamento feito pelo GLOBO, 12 dos 13 prefeitos da Baixada apoiam Castro. A exceção é Japeri, governada pela pedetista Fernanda Ontiveros, que, apesar de formalmente apoiar o candidato de seu partido a governador, Rodrigo Neves, vem fazendo elogios públicos a Castro em agendas na região. 

Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.

sua força online.
Curtam a nossa página no facebook.
Sigam nosso canal no You Tube

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

   

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade