Recents in Beach

   

Alunos da Unigranrio cobram transparência em cursos descontinuados ou transferidos.

A decisão de descontinuar alguns cursos de graduação ou transformá-los em modalidade a distância pela Unigranrio, em Duque de Caxias, pegou os estudantes de surpresa. 

Na semana passada, o DCE da universidade chegou a fazer uma manifestação cobrando que a universidade voltasse atrás e revisse o corte dos cursos. Alunos de Arquitetura e Urbanismo estão sendo transferidos para os campi de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, ou Bangu, na Zona Oeste, da Unisuam.

A Unigranrio não informou quais cursos serão descontinuados, mas segundo o DCE da universidade são: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Design de Moda, Design Gráfico, Engenharia Ambiental, Engenharia de Petróleo, Engenharia Química, Física, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Química, Rede de computadores. Já os que serão ofertados somente na modalidade à distância são: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, História, Letras - Português/Inglês, Matemática, Pedagogia e Serviço Social.


A estudante de Direito e integrante do DCE da Unigranrio, Nalanda Araujo, de 19 anos, afirma que, entre as demandas dos alunos, está também a diminuição das mensalidades e a garantia de manutenção das bolsas.


— Reivindicamos, primeiro de tudo, a diminuição da mensalidade, um pronunciamento oficial da universidade e a garantia de bolsas para os alunos que vão ter essa mudança de curso, tanto dos que foram descontinuados quanto dos cursos que estão passando para outra modalidade, e uma maior transparência da Unigranrio com seus alunos — diz a estudante.


Os alunos da Unigranrio afirmam que não foram comunicados oficialmente sobre a descontinuidade dos seus cursos. Aos que foram ofertada a possibilidade de transferência para outra universidade particular, a distância tem sido um empecilho.


— A maior reclamação desses alunos é que a Unigranrio ofereceu transferência para uma universidade de fora, mas que não era totalmente eficiente por questões de logística como ser longe e os custos da passagem, por exemplo — diz Nalanda.


Leia a íntegra da nota da Unigranrio:

“A Unigranrio esclarece que está prestando total assistência aos alunos do curso de Arquitetura, que não será mais ofertado, respeitando cada situação e assegurando que todos concluam os estudos. A Universidade está arcando com a integralidade das mensalidades dos alunos matriculados, transferidos para outra instituição. Para isso, negociou previamente com outra instituição de ensino - de mesmo porte e mais próxima geograficamente - para que não houvesse prejuízo acadêmico ou financeiro. Somente após essa negociação concluída, os alunos de Arquitetura foram comunicados pela coordenação de curso, desde 11 de janeiro, de forma remota e também com diversos atendimentos individuais e em grupo de forma presencial, diariamente. Alguns alunos, inclusive, já assinaram o termo de transferência.


A Unigranrio informa que a dinâmica de abertura e fechamento de cursos faz parte da rotina das instituições de ensino. Estas análises de "enturmação" são feitas de forma rotineira a cada semestre letivo, sem que haja nenhum tipo de prejuízo aos alunos que estão em curso, garantindo a formação de todos.


Em virtude do cenário mercadológico atual, muitas áreas do conhecimento se desenvolveram e se capacitaram na área tecnológica, fazendo com que a demanda por determinados cursos para a modalidade presencial fosse reduzida em todo o país, o que leva à migração para o EAD.


A universidade segue com grandes planos para 2022: grandes investimentos, com destaque para 17 novos laboratórios para a área de Saúde, incluindo simuladores importados para práticas médicas de alta tecnologia; revitalização das clínicas de Odontologia, ampliação do Núcleo de Práticas Jurídicas para o curso de Direito, Núcleo de Apoio Fiscal para o curso de Contabilidade e Administração; e revitalização do Parque Tecnológico, que vai contemplar a troca de cabeamento de rede, ampliação dos roteadores, melhoria do sinal do wifi, novos projetores, entre outras ações”. 



Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.
sua força online.
Curtam a nossa página no facebook.
Sigam nosso canal no You Tube

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade