Recents in Beach

   

Orla de Copacabana ganhará postos avançados do BPTur e delegacia.

Expectativa é reduzir o índice de criminalidade na área de grande movimentação de turistas


A orla de Copacabana, na Zona Sul da capital fluminense, ganhará reforço na segurança em 2022: o Governo do Estado do Rio de Janeiro vai inaugurar, nos próximos meses, cinco postos avançados do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e uma nova delegacia da Polícia Civil. Área de grande movimentação e destino de turistas que visitam o Rio, a Avenida Atlântica concentra 30% da criminalidade do bairro. A expectativa é que as novas unidades reduzam esse índice, principalmente no verão, época em que há aumento de casos.

Os postos do BPTur ficarão em áreas consideradas estratégicas ao longo da Avenida Atlântica, entre a Avenida Princesa Isabel e o Posto 6, possibilitando um serviço integrado do policiamento na região. O principal será instalado em frente ao Museu da Imagem e do Som (MIS). Com o funcionamento das unidades, diversos pontos da praia serão monitorados por meio de câmeras.

- Essas inovações na área de segurança pública, com investimento em tecnologia e estabelecendo uma maior proximidade do policial com os cidadãos, terão reflexos positivos na sensação de segurança dos cariocas e turistas brasileiros e estrangeiros que visitam o Rio de Janeiro. Vale lembrar que o turismo é uma atividade econômica estratégica do Estado - disse o governador Cláudio Castro. 

Somado a esse programa, a Secretaria de Estado de Polícia Militar lançou o registro de ocorrências on-line na orla carioca. Já testado na área do central da cidade, o sistema agora está disponibilizado aos policiais militares dos batalhões da orla: 2º BPM (Botafogo) 19º BPM (Copacabana), 23º BPM (Leblon) e 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes). Chamado de BOPM On-Line, o sistema agiliza registros de pequenos delitos, sem que haja a necessidade de encaminhar a ocorrência para as delegacias, permitindo que os policiais retomem mais rápido ao patrulhamento de rotina.

- Reduzir a incidência criminal é sempre um grande desafio. Durante o verão, há um aumento substancial na circulação de pessoas, sobretudo nas áreas turísticas, e por isso essa preocupação é ainda maior. O trabalho em parceria com outras pastas da administração pública, como a Secretaria de Turismo, vai contribuir muito para o sucesso da nossa missão - afirmou o secretário de Polícia Militar, Luiz Henrique Marinho Pires.

Já a Operação Verão 2021/2022 da PM conta com 2.500 policiais militares atuando nas praias das Zonas Sul e Oeste até o final da estação. Este ano, os PMs ganham reforço de inovações tecnológicas, como a Central de Monitoramento da Linha Vermelha, e novidades logísticas, como a Companhia Destacada do 5º BPM, no Centro do Rio.


Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro 

Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.
sua força online.
Curtam a nossa página no facebook.
Sigam nosso canal no You Tube

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade