Recents in Beach

   

Operação Verão da Lei Seca começou nesta quarta-feira (22)

As blitzes diurnas acontecerão nos principais acessos às praias e áreas de lazer.

A Operação Lei Seca inicia nesta quarta-feira (22/12) a Operação Verão, com blitzes diurnas de fiscalização e conscientização nos principais acessos às praias, áreas de lazer e cachoeiras. As ações serão realizadas em toda a Região Metropolitana e interior do estado e vão durar até o fim da estação, em março.

Em 2021, 19.137 casos de alcoolemia foram registrados até hoje. Já em 2020, 3.715 motoristas alcoolizados foram flagrados, apesar da blitz ter ficado suspensa por quase sete meses devido a pandemia. E em todo o ano de 2019, 13.119 pessoas foram flagradas dirigindo sob efeito de álcool.

Na última edição da Operação Verão, que aconteceu de 21 de dezembro a 19 de março deste ano, foram realizadas 682 ações e abordados 19.910 motoristas. Destes, 1.868 apresentavam sinais de embriaguez, o que representa 9,3% do total de abordagens.

"Durante a Operação Verão, vamos reforçar as ações para que a população entenda que misturar bebida alcoólica e direção é perigoso a qualquer hora do dia", explica o coordenador operacional da Operação Lei Seca, major Arthur.

Durante toda estação, as ações educativas nas áreas de lazer e praias também serão intensificadas para alertar a população sobre os riscos de dirigir depois de beber bebida alcoólica. As blitzes noturnas continuarão acontecendo normalmente.

“Eu acho muito importante o trabalho da Lei Seca porque pega pessoas irresponsáveis que podem causar acidentes na rua. Hoje eu fiz o teste do bafômetro e adorei o trabalho deles, foram super simpáticos. Esta ação é extremamente importante”, comenta a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Isabele Borges, de 18 anos.


Intensificação durante período de festas

A Operação Lei Seca vai intensificar as ações de educação e fiscalização em todo o estado do Rio de Janeiro durante as festas de fim de ano. De 23 de dezembro a 2 de janeiro, estão previstas 85 ações de fiscalização diurnas e noturnas.

Desde a retomada das blitzes de fiscalização, em outubro de 2020, o percentual de motoristas flagrados com sinais de alcoolemia triplicou. Antes da suspensão da fiscalização por conta da pandemia da Covid-19, em março, a média era de 4,5% e atualmente é de 13,5%. Em alguns locais, os casos de alcoolemia chegam a 47% entre os abordados.

Além do parceiro DetranRJ, a blitz que abriu a Operação Verão na Barra da Tijuca contou com o apoio da Operação Barra Presente, do 31º BPM e do Gabinete de Segurança Institucional do governo do estado, com o uso de drones. 

Redação: Radio e Jornal A Voz do Povo.
sua força online.
Curtam a nossa página no facebook.
Sigam nosso canal no You Tube

Direção: Jornalista Marcio Carvalho.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Publicidade